O Sindicato das Indústrias Plásticas do Sul Catarinense (Sinplasc) em parceria com o comitê de implantação do Centro de Inovação realizaram nesta segunda-feira, dia 26, mais uma edição da Missão Sul Catarinense do Setor Plástico à Braskem, em Triunfo (RS), no Polo Petroquímico.
"O objetivo da missão do setor plástico a Braskem é gerar sinergia entre as empresas e as instituições de ensino, ciência e tecnologia da região, juntamente com as demais entidades da sociedade civil organizada, para o desenvolvimento do setor na região fomentando o crescimento regional", destaca o diretor executivo do Sinplasc, Elias Caetano. Segundo Caetano, a receptividade foi marcante durante a visita e a Braskem demonstrou muito interesse em se aproximar da nossa região, que consome grandes volumes de matéria-prima da empresa.
O presidente do comitê do Centro de Inovação da região de Criciúma, Mário Gaidzinski, também ressaltou a importância deste tipo de missão que busca a aproximação da empresa, líder nacional no segmento de polímeros, com as instituições de ensino da região Sul, assim como com as empresas e o setor público. “A visita se alicerçou em três pilares: troca de experiências e parcerias na área de P&D; aproximação de tecnologias e metodologias ligadas à inovação setorial e oferta de área para instalação de centro de distribuição ou parque fabril na região. Verificamos que o Sul de Santa Catarina possui muitas possibilidades de cooperação com a Braskem”, destaca Gaidzinski.
Participaram da missão os representantes do Sinplasc, Acic, Unesc, Satc, IFSC Criciúma, AJE, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Criciúma, Senac, Guará Embalagens e Plurall.
Para o professor Oscar R.K. Montedo, diretor de pesquisa e pós-graduação da UNESC, a visita foi muito pertinente, especialmente por ser realizada em um momento em que as entidades presentes precisam alinhar ideias e unir forças em direção à inovação para o desenvolvimento regional.
Já para o coordenador geral do Centro Tecnológico da SATC, Luciano D. Biléssimo, a visão colaborativa de todo o setor acadêmico, juntamente com o Sinplasc, a Acic e o Poder Legislativo em busca das demandas latentes no setor produtivo, promove a inovação com agregação de valor ao produto acabado do setor de plásticos, sensivelmente pujante na região. “Neste cenário a visita técnica na Braskem promove uma grande oportunidade de parcerias, no ensino na pesquisa e na extensão acadêmica. Buscar o crescimento econômico do setor na região é o grande objetivo”, esclarece Luciano.
A mesma ideia é compartilhada pelo vereador Aldinei Potelecki. "Esta foi uma visita importante para conhecer a planta industrial da Braskem como também os projetos desenvolvidos junto a outras instituições e assim buscar uma aproximação maior da nossa região que é muito forte no setor de polímeros com a empresa", destaca o vereador.
A Programação iniciou com chegada ao Polo e Apresentações para P&O – Pessoas e Organização e Relações Institucionais e seguiu com a visita à unidade de materiais e manutenção, Visita ao CTI e visita à planta industrial.